A acne ocorre quando os folículos sebáceos ficam obstruídos pelo excesso de sebo e de células mortas da pele. Com a obstrução, os folículos podem se manter fechados, formando espinhas, ou abertos, formando cravos. Esses folículos inflamados ficam vermelhos e salientes, normalmente formando pus. Estas condições favorecem a proliferação de microrganismos, que provocam a inflamação característica das pústulas (espinhas).
É uma doença de pele frequente em adolescentes, mas que também acomete adultos, principalmente mulheres, causando o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Ela pode também estar relacionada a fatores hereditários, alterações hormonais, estresse, alimentação ou uso de medicamentos. Aliás, as alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez ou em quem possui síndrome do ovário policístico, também podem influenciar no aparecimento da acne.
Ela pode ser agravada pelo uso de corticoides, stress ou pela exposição exagerada ao sol, entre outros fatores.
Na região da face, a acne é bastante comum na testa, nariz, queixo, têmporas e contorno dos lábios. Já no corpo, as áreas mais atingidas são tórax, pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.
Veja as formas de Tratamento
É a técnica de limpeza mais moderna do mercado. A limpeza de pele fotônica é a higienização profunda da pele, associada à fotobiomodulação, com leds ou lasers de baixa potência.
Em nossa pele, temos cromóforos que são ativados pela cor da luz. Esta luz precisa ter um comprimento de onda específico para conseguir atingir estes cromóforos.
Quando estes cromóforos são ativados, é gerada uma homeostase destas células, fazendo com que elas tratem o “problema”. Proporciona a modulação das funções metabólicas, como fotoestimulação e fotoinibição.
Além da fotobiomodulação, na limpeza de pele fotônica é feita a remoção de comedões (cravos), miliuns e células mortas, a pele fica macia e saudável. Promove também o equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista.
A terapia com led e laser de baixa potência é indolor e segura, pode ser utilizada em todas as faixas etárias e todos os tipos de pele. É um tratamento que não gera calor excessivo, não é invasivo e não danifica as camadas do tecido, pois estimula os processos naturais de regeneração cutânea. O paciente não apresenta efeitos colaterais e não é necessário tempo de recuperação.
Indicações: acne, poros dilatados, oleosidade excessiva, melhora da luminosidade da pele, manchas, estrias, pós-operatório, alopécia, hidratação, iluminação da pele, manchas, melasma etc.;
- Contraindicações: acne graus iv e v, em tratamento com tretinoína;
- Duração: 90 minutos;
- Periodicidade: peles oleosas, de 15 em 15 dias. Peles normais, uma vez por mês ou conforme orientação profissional.
O peeling de diamante ou microdermoabrasão é um procedimento indicado para pessoas que querem corrigir marcas, manchas, rugas e assim melhorar a aparência e a qualidade da pele. O processo envolve a remoção de células mortas por meio de esfoliação, que acaba por estimular a renovação celular da epiderme. Proporciona o aumento da produção de colágeno na derme, deixando o tecido cutâneo mais firme e saudável, além de diminuir visivelmente os poros dilatados.
Pode ser feito em qualquer tipo de pele e em qualquer parte do corpo (normalmente no rosto, colo e mãos), desde que as pessoas tomem alguns cuidados necessários para evitar lesões, abcessos e processos inflamatórios.