Manchas escuras na pele são muito comuns e são causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Isso acontece porque os raios solares estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Alterações hormonais, uso de medicamentos e outros fatores atuam sobre os melanócitos, que dão origem às manchas no rosto ou no corpo.
Tipos mais comuns de manchas:
Melasma
É uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras acastanhadas na pele, mais comumente na face (maçãs do rosto, testa, nariz e buço). Também pode ocorrer nos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, mas também acomete homens.
Não há uma causa definida, mas muitas vezes a condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e até mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento da condição.
Melanose solar
Melanose solar, também conhecida como mancha senil, é um problema que resulta em manchas na pele, provocadas pela exposição ao sol ao longo dos anos. Como o resultado da ação do sol só vai aparecer com o passar do tempo, as melanoses solares são mais comuns em pessoas de idade.
Hiperpigmentação pós-inflamatória
A hiperpigmentação pós-inflamatória, geralmente conhecida como hiperpigmentação causada por inflamação, pode afetar o rosto e corpo. Geralmente surge como resposta a uma inflamação, tal como acne, dermatite atópica, psoríase ou lesão (por exemplo desencadeada por dermoabrasão, peeling químico ou laserterapia).
Leucodermias ou sardas brancas
Leucodermia solar, conhecida popularmente como “sarda branca”, são manchas esbranquiçadas nas áreas expostas ao sol, principalmente nos antebraços e pernas. Ocorrem pelo dano cumulativo dos raios ultravioleta ao longo da vida. É bastante frequente na população.
Veja as formas de Tratamento
O microagulhamento com drug delivery é um sistema de rolamento onde diversas microagulhas realizam milhares de pequeníssimos furos na pele. Esses canais estimulam a formação de colágeno, que é uma proteína fundamental para uma pele viçosa e elástica, o que por si só já atenua rugas finas, marcas e manchas de acne.
É justamente aí que entra o drug delivery (em tradução simples, “entrega de medicamentos”): a técnica usa os canais recém-formados pelo microagulhamento para a aplicação de ativos potentes no ato do tratamento.
O peeling elétrico é feito a partir de um aparelho capaz de produzir uma descarga elétrica para causar um processo inflamatório tecidual e, assim, promover um reparo com efeito lifting e de rejuvenescimento.
É indicado para o tratamento de flacidez tissular, principalmente nas pálpebras superiores e inferiores. Já o encontramos com a denominação de “tratamento de blefaroplastia sem cortes” em decorrência dos excelentes resultados obtidos.
É indicado também para cicatrizes de acne, estrias, rugas, algumas hiperpigmentações (por exemplo, manchas senis, efélides) e ainda despigmentação de pigmentação mal sucedida das sobrancelhas.
A mesoterapia voltada para o tratamento de manchas, como melasma e leucodermias (sardas brancas), envolve microinjeções, realizadas por agulhas muito finas e introduzidas minimamente. Dessa forma, são aplicados agentes na derme, como, por exemplo, o ácido tranexâmico.
O tratamento é realizado semanalmente e é possível obter bons resultados em torno de 4 a 6 sessões, principalmente combinada com outros tratamentos, como os peelings químicos.
Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas muitas vezes podem ser percebidos após a primeira aplicação.
A vermelhidão ocasionada pela aplicação regride rapidamente e pode ser disfarçada com maquiagem, ou seja, é um procedimento que pode ser realizado na rotina do dia tranquilamente.
A mesoterapia para rejuvenescimento tem a intenção de atenuar as rugas e linhas de expressão, proporcionando ao rosto um aspecto diferente, uma espécie de luminosidade. É um meio de reparação e não de correção.
São utilizados medicamentos que apresentam uma ação de estimulação celular e tissular (do tecido cutâneo), bem como uma ação antirradicais livres, preenchendo ligeiramente as rugas.
A mesoterapia é uma técnica complementar no tratamento das rugas, tem ação localizada e é realizada com o uso de agulhas muito curtas, podendo ocorrer hematomas durante a aplicação.
Indicações:
- Para todos os tipos de rugas do rosto.
- Para o rosto em geral: através de aplicações, com picadas por todo o rosto, a mesoterapia contribui para proporcionar uma tez mais bonita, com um "toque de luminosidade".
Método:
- Uma sessão a cada 10 dias – durante dois meses
- Uma sessão por mês – durante seis meses
A fototerapia é um processo que modifica a atividade celular usando uma fonte de luz não agressiva. O uso do laser e do led são, atualmente, duas das formas de tratamento mais eficazes na estética.
Benefícios:
- Pele mais hidratada e com mais brilho;
- Aumento da elasticidade cutânea;
- Redução da inflamação;
- Aumento da produção do colágeno, e, consequentemente, rejuvenescimento da pele;
- Melhora da circulação e eliminação das toxinas;
- Redução de dor e edemas (inchaço).
O tratamento de fototerapia para rejuvenescimento consiste na aplicação do laser infra vermelho e adição de ativos cosméticos para potencializar os resultados.
Reti impact
é um tratamento diferenciado à base de retinol em nanopartículas, potencializado por um fator biotransformador. Este fator modifica o retinol em ácido retinóico no interior da pele, sem os efeitos adversos da forma ácida. Possui alta eficácia na redução das rugas, com máxima concentração de retinol puro e estabilizado e com atividade contínua por até 12h. Possui ainda em sua formulação o nano retinol, ácido hialurônico vetorizado e ácido salicílico.O reti impact é um programa de tratamento antirrugas que proporciona revitalização intensa e integral em três fases:
- Renew: descompactação e remoção da capa córnea, revelando luminosidade, radiância e viço imediatos;
- Power: biotransformação cutânea, resultando em firmeza e redução de rugas e linhas;
- Filler: redensificação da pele e preenchimento de rugas com recuperação do contorno facial.
- Contraindicação: contraindicado para grávidas.
O laser de co2 é um laser que atua por sua afinidade com água presente na pele. Ele promove destruição da algumas áreas, deixando ilhotas de pele preservadas ao redor, como se fosse um chuveiro. Essas ilhotas de pele sadia são importantes, pois vão promover uma recuperação mais rápida e eficaz. A derme também é atingida com estímulo intenso à produção de colágeno. O procedimento é realizado no consultório do dermatologista, aplica-se um creme anestésico antes e, após, podemos usar a máscara facial de led, que ajuda a acelerar a cicatrização. São necessários em média sete dias de afastamento das atividades habituais, pois ocorre inchaço, vermelhidão e descamação da pele. Pode ser necessário repetir a sessão de acordo com o grau de acometimento das lesões. As principais indicações são:
- Manchas na pele
- Cicatrizes de acne
- Estrias
- Envelhecimento cutâneo intenso
- Poros abertos
- Rugas faciais finas (ao redor dos lábios, dos olhos)
- Flacidez da pele