Aromaterapia
De onde surgiu o termo Aromaterapia?
Embora o termo Aromaterapia tenha surgido em 1935, a partir de um químico francês chamado René Maurice Gattefossé, quando numa explosão em seu laboratório queimou gravemente sua mão e a mergulhando em uma tina de óleo essencial de lavanda obteve uma cura rápida sem incidências de infecção ou cicatrizes, o uso dos óleos essenciais é bastante antigo.
Na China por volta de 3.500 a.C surgiu um tratado de fitoterapia onde constavam numerosas plantas aromáticas com o seu modo de preparo e uso em massagens. No Egito, os médicos da época que também eram Sacerdotes, utilizavam-se de plantas não só para tratar doenças como também em práticas espirituais. Imothep, conhecido como o Deus egípcio da medicina e da cura, em 1.500 a.C deixou em seus registros receitas que são similares as utilizadas na aromaterapia atual. Na Grécia, os gregos não só consumiam substâncias odoríferas naturais, como descreviam as suas propriedades. Hipócrates, pai da medicina ocidental, na obra “Aforismas” indicava a utilização de banhos aromáticos e buscava combater as epidemias e a peste através das fogueiras onde queimava lavanda, alecrim, segurelha entre outras ervas. Elas purificavam o ar a partir da ação antisséptica dos óleos essenciais sobre os germes patogênicos suspensos na atmosfera.
Qual o objetivo da Aromaterapia?
A aromaterapia busca induzir o relaxamento, elevar a energia, diminuir o estresse, tratar questões relacionadas a menopausa, tensão pré-menstrual (TPM), ansiedades e depressões leves, insônia, dores comuns, distúrbios digestivos, enxaquecas, problemas como acnes e eczemas, infecções menos graves como cistites, de garganta e bronquites. O objetivo é restabelecer o equilíbrio do corpo, da mente e da alma, a partir da utilização de óleos essenciais quimiotipados e de essências aromáticas por via oral, inalatória ou tópica.
Florais
O que é Alquimia Floral?
Um processo de autoconhecimento e transformação pessoal a partir da utilização de recursos da natureza. O sistema de Terapia Floral Joel Aleixo é composto por mais de 300 essências florais e cosméticos que auxiliam na cura física, mental e emocional. Durante o tratamento utilizaremos dois tipos de florais: as essências sutis que vão atuar na memória energética trazendo à consciência os padrões de comportamentos que desejamos modificar e os compostos florais que dão apoio físico e emocional ao longo do processo terapêutico.
E como ocorre o processo?
Inicialmente buscamos desintoxicar o corpo e as emoções. Na sequência liberamos as informações que herdamos, em nível físico e emocional dos nossos familiares e que não faz parte da nossa essência. Posteriormente atuamos na limpeza dos traumas intrauterinos, que são registros negativos que adquirimos e armazenamos antes do nascimento. O objetivo é auxiliar a pessoa para que ela tenha condições necessárias de adquirir sabedoria para viver uma vida mais saudável e feliz.
**Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.